Coluna de Densidades

Procedimento experimental
 

  • Veja uma coluna com diversos materiais.
  • Observe os materiais presentes na coluna e a ordem em que estão distribuídos.
  • Verifique que têm densidades diferentes.
  •  Porque é que isto acontece?!
 
Fundamento teórico

Os conceitos da Física...
 
Como o próprio nome da experiência indica, o fenómeno envolvido na realização da "coluna de cores" é a densidade. A densidade é uma grandeza de comparação entre as massas correspondentes a volumes iguais das diversas substâncias. Assim, o valor numérico da densidade é o quociente entre a massa de uma dada quantidade de substância e o seu volume:

Quanto mais compacta for a "arrumação" das moléculas de uma substância, maior será a massa de um dado volume de substância e, portanto, a sua densidade.
 
... em aplicação:

Recolhendo um volume igual para cada um dos líquidos analisados, o volume de líquido mais denso seria o que apresentava maior quantidade de matéria (massa), sendo por isso o mais pesado, e consequentemente, o que fica no fundo do vaso.

Os líquidos com as mesmas densidades misturam-se denominando-se, por isso, líquidos mísciveis.

Os líquidos imiscíveis não se misturam, como consequência da diferença de densidades.

Á medida que se vão colocando os materiais na coluna, elas vão tomando posições de acordo com a sua densidade. O material que se encontra no fundo da coluna é o mais denso, sendo neste caso, o mel. O que se encontra no topo da coluna, por sua vez, é o menos denso (o álcool).

mel   > ∫groselha  >  ∫Fairy  >∫óleo  >∫azeite  > ∫álcool